segunda-feira, 12 de julho de 2010

“Escreveu e não leu...”


(...) "Pau comeu."

Frase marcante de minha mãe, mulher inteligentíssima que sempre me apoiou desde a primeira frase que eu disse. Devo toda a minha aparente educação a ela.
Não me acha arrogante por essa postagem, mas o que eu escreverei aqui é o que mais me incomoda ao ler uma conversa no Msn, Formspring, Orkut...
É absurda a quantidade de erros que eu vejo em relação a essas quatro palavras, extremamente simples, da língua portuguesa. Por favor, se for para você não errar, eu faço questão de explicar-lhe.

MAIS - isso, exatamente como você leu, COM I. MAIS é sinônimo da conjunção E, é ADICIONAL +++++++++++++++++++++++++, ou INTENSIFICANTE.
"Mylla mais Diego são um casal". Mais tem o papel semântico da conjunção E.
"Esse é o curso mais caro da faculdade". Bastaria dizer que o curso era caro, mas para INTENSIFICAR utilizei o Mais nessa frase.

MAS - isso, SEM I. Remete ADVERSIDADE!
"Eu adoro Física teórica, mas detesto os cálculos." MAS é sinônimo de PORÉM.

POR QUE - sim, tem espaço, não é ilusão de óptica. SE USA EM PERGUNTA! PERGUNTA! PERGUNTA! MEU DEUS, PERGUNTA! PERGUNTA! MIL VEZES, PERGUNTA!
"Por que você não foi ao cinema?", "Por que você não tolera erros de Português básico?" Você consegue notar as interrogações nessas frases? Por favor, diga que consegue!

PORQUE - isso, juntinho! É DE RESPOSTA, RESPOSTA, RESPOSTA! PORQUE responde POR QUE!
"Porque eu não queria ir sem meu namorado.", "Porque falamos Português desde a primeira palavra e as pessoas têm a obrigação de falarem e escreverem corretamente a sua língua pátria!"
Eu não lhe peço nem que saibas usar POR QUÊ e PORQUÊ, com acento circunflexo (sim, existe, caso você não saiba).
Não se sinta mal agora, todos erram, sinta-se mal depois de ter lido isso e ainda não saber diferenciar essas palavras.
Espero ter ajudado.

Um comentário:

  1. dps desse post, eu vou te seguir! UHASUASAHUS EU só mó chato com isso '-' fico corrigindo todo mundo :) Gostei do teu blog :) Segue o meu tbm x) :*

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente. (: