domingo, 25 de julho de 2010

Marginalização do esporte


Se vocês não gostarem da postagem, me perdoem, é a minha falta de capacidade de produzir algo sem ler sobre o assunto antes, porque fundamentar-se é errado e eu descobri hoje por um dos meus queridos anônimos do Formspring, mas vamos lá.

Ontem à noite, eu estava assistindo um jogo de vôlei masculino... Brasil x Cuba, óbvio que o Brasil ganhou. E durante o jogo eu comecei a pensar em inúmeras coisas...
Alguns canais exibiram o jogo, EXCETO a Rede Globo, mas é óbvio que, se fosse um jogo de futebol da seleção brasileira, eles exibiriam... Nossa, mas poxa vida, se você futebol Brasil x Kosovo (sim, Kosovo existe, é uma região da Sérvia que deseja se separar para tornar-se independente, eu acho engraçado que depois que Montenegro separou-se da Sérvia, agora todos querem... Tudo bem, irei parar, ninguém que está lendo esse Blog quer uma aula de Geografia), eles exibiriam.
Nunca entendi essa idolatria por futebol (não vá ao meu Formspring me criticar por essa observação, eu adoro futebol, mas não morro pelo esporte ou pelos jogadores como alguns pessoas). É um esporte, como todos os outros. O fato de ser o favorito entre a maioria das pessoas, não faz com que ele se destaque, até porque nem todos gostam de futebol e ninguém precisa ter uma overdose desse esporte ou assistí-lo por osmose.

Vocês já perceberam que a maioria dos escândalos do mundo esportivo envolvem jogadores de futebol? (PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO: eu NÃO estou dizendo que todos os escândalos são com jogadores de futebol, eu disse que a MAIORIA).
1. Ronaldo com travestis...
2. Wagner Love com atrizes pornôs e em bocas de fumo.
3. Adriano acusado de agredir a esposa.
4. Cristiano Ronaldo, o ídolo de garotinhas que tem o cérebro menor que as glândulas supra-renais (responsáveis pelos hormônios sexuais), é acusado de estupro.
5. Prefiro nem comentar sobre o caso do goleiro Bruno. ¬'

Sabem por quê? Porque QUALQUER um pode ser jogador de futebol, você precisa apenas entrar em uma "escolinha" e pronto: se você acertar a bolinha no golzinho ou fazer uma gracinha com a bolinha, você é um "craque".

U-A-U.
Lembrei de uma aula de Sociologia, em que o meu Professor debatia sobre os salários injustos... NADA MAIS QUE A VERDADE.
Pense comigo: você acha justo um jogador de futebol, que na maioria das vezes nunca pisou em uma faculdade, ganhar mais do que um médico, ou um advogado, ou um professor?

Não!

E sabe o que eu ouvi? "Ah, mas eles tem talento!"
"TALENTO? MAS QUE PO*** DE TALENTO, MINHA FILHA?! VAI TE F*****."
Tive uma vontade enorme de dizer isso, mas a educação que meus pais me deram, não permitiu.
Talento quem tem é um médico que passa 4 anos em uma faculdade e consegue salvar uma vida depois que sai de lá!
Talento quem tem é um advogado que defende uma vítima de qualquer crime e vence o caso!
Talento quem tem é um professor de Química quando consegue fazer com que um aluno disléxico consiga obter notas boas em sua matéria.

ISSO É TALENTO!

E se você quiser falar de talento no esporte, não fale de jogadores de futebol, fale de tenistas, de jogadores de vôlei! Tennis e vôlei são os esportes mais difíceis de se jogar e de serem entendidos! Acredite no que eu lhe digo, eu já fiz todos os esportes possíveis!
Talento quem tem é a Maria Sharapova, que foi número 1 do mundo pelo ranking da ATP com 19 anos! (Ela é tenista, caso você não saiba e é considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo)
"Ah, mas tem jogador de futebol que ganha da FIFA o título de melhor do mundo com essa idade também".
Não, não venha tentar me convencer com esse argumento! Porque pra você ser chamado de "jogador de futebol" você pode estar jogando em qualquer "clubinho" de 5ª categoria, mas para você ser chamado de TENISTA você precisa passar mais de 10 anos no esporte, porque ninguém aprende a jogar tennis da noite para o dia.

Eu não gosto de idolatria, eu tenho nojo de garotas que sonham com o Cristiano Ronaldo, com o Alexandre Pato...
Minha querida, se você quer sonhar com um jogador de futebol, tenha ao menos discernimento de sonhar com o David Beckham, com o Michael Ballack ou com o Kaká, que é referência nacional.

Pense! Não deixe suas supra-renais falarem mais alto que o seu cérebro!

Eu espero não ter ofendido ninguém com essa postagem e aceito críticas, se quiserem falar algo, podem ir ao meu Formspring.

3 comentários:

  1. mylla, eu realmente concordo contigo em cada palavra. é completamente injusta a SUPERvalorização do futebol, nao que nao precise ser valorizado. mas não há motivos pra ser melhor, ou se destacar sobre os outros. ao contrário :*

    ResponderExcluir
  2. - Eu admiro a sua sensatez. Eu admiro MUITO a sua sensatez.
    Obrigada, Letícia!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você!
    Brasileiro se mata por futebol, acho isso uma babaquice, você cidadão trabalhador, que dá duro pra colocar comida em casa entando em discursões homéricas por homens que ganham milhões e não estão nem ai pra você!
    O mais engraçado é que os mais machos homens se reúnem semanalmente no buteco da esquina para ver 22 homens correndo atraz de uma bola, mas dar flores ou abrir a porta do carro para a esposa é coisa de boiola!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente. (: