sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sobre o social



Há alguns dias, eu estava indo comprar um Dvd para a minha coleção e me deparei com uma cena... Na verdade, durante o caminho, eu me deparei com várias cenas, mas uma, em especial, chamou minha atenção e despertou em mim, um talvez, ímpeto de bondade social, quem sabe.

Pois bem, eu me deparei com uma mãe, pedindo fraldas ou leite (não estava nem pedindo dinheiro), para a sua filha, um bebê, que estava em seu braço.

Algumas pessoas costumam dizer que eles utilizam as crianças para conseguir as coisas, mas talvez não seja apenas isso.

Eu passei por essa senhora, que estava no início da rua, ainda. Não sei o porquê daquilo ter despertado tanto a minha atenção, mas me fez parar, no canto da rua e esperar para ver se alguém se sensibilizaria e a ajudaria.

Ninguém. NINGUÉM ajudou aquela senhora... Alguns, nem mesmo abriram o portão para ela.
E ela se humilhava, abaixava a cabeça e batia em outro portão, sem desistir.
Chegando ao final da rua, ela sentou na calçada e beijou a cabeça da filha. Eu não me contive em ver aquela cena, puxei o dinheiro do Dvd que estava no meu bolso e fui até ela.
Dei 25 reais para ela. Ela agradeceu muito e foi embora...
Depois que ela foi embora, eu fui até a casa de um amigo meu, na mesma rua, ele não tinha ajudado aquela senhora.

Eu: "- A****, por que você não a ajudou?"

Ele: "- Pelo amor de Deus, Mylla. Eu não acredito que você bateu na minha porta para me criticar por não ter ajudado uma moradora de rua."

Eu: "- Como é que é, A****!? Sinceramente, eu não acredito que você não a ajudou! Você tem 17 anos, mas sabe gastar a porcaria desse teu dinheiro com maços de cigarro. Ajudar quem realmente precisa você não pode? Você acha que se ela não precisasse, ela estaria se humilhando e batendo de porta em porta para conseguir algo?

Ele: "- Mariah, ela é uma moradora de rua e a vida é assim. Ela não tem não posso fazer nada. Eu não a ajudei e pronto. Tenho que ajudar papai em uma coisa, tchau Myllinha."

Eu: "- Está certo... Tchau, A****".

Ele: "- Ah, Mylla... Eu não vou mudar o mundo. Muito menos você".

Eu, andando, já virando a rua, voltando para casa: "- Realmente... Mas eu posso ajudar alguém e você também, a diferença está na vontade que eu tenho e que falta em ti."

Fiquei sem meu Dvd e sem 25 reais que seriam gastos com uma futilidade, um capricho meu, mas valeu à pena.
Nesse dia e escrevendo essa postagem eu lembrei de um comentário ridículo que eu ouvi, de uma garota da minha sala, mas em outra abordagem: "Mylla, te conforma, a sociedade é assim". Eu fiquei calada, pois encontrei alguém que com uma simples frases, fez com que eu ficasse sem argumentos e achasse que eu estava errada, mas errada eu estava ficando calada.

E sabe de uma coisa que eu descobri?
Só porque é assim, não significa que DEVA ser assim.
Críticas ou sugestões - www.formspring.me/myllamariah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente. (: